A telemedicina já vem sendo debatida há alguns anos, dividindo as opiniões de médicos e profissionais de saúde. No entanto, o cenário de distanciamento social necessário para o combate à pandemia de covid-19 fez com que planos de saúde, hospitais e médicos se adaptassem para oferecer novas formas de atendimento aos pacientes.
O tema já havia sido objeto de normativas anteriormente, mas foi a publicação da Lei nº 13.989, de abril deste ano, que permitiu o exercício da medicina mediado por tecnologias, em caráter emergencial, para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, e promoção de saúde durante a pandemia.
Embora não substitua a consulta realizada presencialmente com o médico, a telemedicina pode ser um importante ativo para democratizar o acesso à saúde, principalmente para os atendimentos que envolvem a leitura de exames, acompanhamento de tratamentos, esclarecimento de dúvidas e solicitação de receitas.
Com este novo cenário, os planos de saúde também se adequaram e criaram canais de atendimento por telefone, chat ou vídeo, com o objetivo de prestar uma orientação inicial aos pacientes.
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