Os planos de previdência privada tem sido cada vez mais procurado pelos brasileiros. Após um longo período de crise sanitária, agravado por cenários desafiadores na economia, como inflação e Guerra da Ucrânia, as contribuições tiveram alta de 13%, somando quase R$ 74 bilhões de janeiro a junho deste ano.
Outro dado informa que houve 24,2% de alta nos resgates, que superaram os R$ 61 bilhões no período. O que também demonstra, segundo leitura da Fenaprevi, que o papel social da previdência privada no Brasil vem sendo cumprido: proteger a renda da população. Ficou comprovada na pandemia a importância de se ter uma reserva financeira para o enfrentamento de situações de risco ou inesperadas.
Cuidar do futuro é uma preocupação de todos. E a Previdência Privada tem o objetivo de ser uma renda adicional para o período de aposentadoria ou para realizar um sonho futuro. É uma solução complementar à previdência pública do sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e deve seguir as regras da SUSEP (Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão vinculado ao Ministério da Economia e responsável pela fiscalização do segmento.
Tipos de Planos
Os tipos de planos de previdência privada diferem no modelo de tributação, conforme explicado abaixo:
- PGLB (Plano Gerador de Benefício Livre): Permite a dedução das contribuições realizadas de sua renda bruta tributável, até 12% ano ano, no Imposto de Renda. Por isso, são indicadas para aqueles que declaram o Imposto de Renda no modelo completo. No entanto, no momento de resgatar os recursos investidos na previdência, o Imposto de Renda incidirá sobre o valor total.
- VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): A principal diferença é que este modelo não pode ser abatido do Imposto de Renda. Porém, no momento do resgate, o imposto incide apenas sobre os rendimentos, e não o total do valor investido. São indicados para aqueles que fazem o Imposto de Renda simplificado.
Como contratar?
Entre em contato com a Megaton Seguros (contato@megatonseguros.com.br), para identificar qual o melhor tipo de previdência para você.
Com informações do Sincor-SP e da Fenaprevi.