Cuidar do futuro é uma preocupação de todos. A Previdência Privada tem o objetivo de servir como uma renda adicional para o período de aposentadoria, ou para realizar um sonho futuro. É uma solução complementar à previdência pública do sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e deve seguir as regras da SUSEP (Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão vinculado ao Ministério da Economia e responsável pela fiscalização do segmento.
Mas, você sabia que a previdência complementar não é um tipo de seguro? Trata-se, na verdade, de uma forma de investimento, em que você contribui com um valor (podem ser pagamentos mensais, como parcelas, ou em um aporte único) e a quantia total rende juros compostos, voltando para o seu contribuinte após um período acordado. Dessa forma, quanto mais tempo você tiver contratado o plano de previdência, mais o seu dinheiro renderá.
Normalmente, o plano de previdência é calculado a partir do período de acumulação (espaço de tempo em que o titular irá manter seus recursos no fundo de previdência) e do período de usufruto (período em que o dinheiro, assim como os rendimentos, serão recebidos e utilizados pelo titular).
É importante destacar que, assim como na contratação do plano de previdência, o valor investido e seus rendimentos podem ser recebidos de uma só vez ou em parcelas mensais, de acordo com o que for escolhido no momento da contratação.
Tipos de Planos
Os tipos de planos de previdência privada diferem no modelo de tributação, conforme explicado abaixo:
- PGLB (Plano Gerador de Benefício Livre): Permite a dedução das contribuições realizadas de sua renda bruta tributável, até 12% ano ano, no Imposto de Renda. Por isso, são indicadas para aqueles que declaram o Imposto de Renda no modelo completo. No entanto, no momento de resgatar os recursos investidos na previdência, o Imposto de Renda incidirá sobre o valor total.
- VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): A principal diferença é que este modelo não pode ser abatido do Imposto de Renda. Porém, no momento do resgate, o imposto incide apenas sobre os rendimentos, e não o total do valor investido. São indicados para aqueles que fazem o Imposto de Renda simplificado.
Como contratar?
Entre em contato com a Megaton Seguros (contato@megatonseguros.com.br), para identificar qual o melhor tipo de previdência para você.