O mês de novembro é dedicado à uma campanha mundial de conscientização e prevenção sobre os cuidados com a saúde masculina, especialmente a prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
A doença ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames específicos indicados pelo médico, a partir dos 45 anos, e que informem ao médico previamente se houver histórico na família.
De acordo com o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Por isso, é tão importante manter os seus exames e consultas médicas em dia. Inicialmente, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Porém, os sinais mais comuns podem ser: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se procurar uma unidade médica para realizar exames com um médico especialista.
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabelece no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, entre outros tipos de doença, procedimentos relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. Isso significa que são procedimentos que devem ser cobertos pelo plano de saúde, desde que indicados pelo seu médico.
O rol estabelecido pela ANS orienta a cobertura mínima obrigatória que as operadoras de planos de saúde devem oferecer e a que beneficiários de planos de saúde têm direito, contemplando procedimentos preventivos, tratamentos e procedimentos reabilitadores. Entre estes, destacam-se dois exames com importante papel para o diagnóstico da doença: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal, ambos cobertos pelos planos de saúde.
É importante destacar, ainda, que a consulta médica é fundamental e somente após a mesma o profissional orientará se são necessários exames complementares e quais. Estar em dia com a realização dos exames preventivos e o autocuidado são atitudes que podem salvar vidas.
Pensando nisso, a Megaton Seguros atua com as principais operadoras de saúde, além de oferecer estudo no mercado, com o objetivo de apresentar ao cliente outras opções de planos de saúde que atendam os mesmos hospitais e laboratórios que possui hoje ou até melhorar a sua cobertura com um valor mais acessível. Entre em contato conosco: contato@megatonseguros.com.br