A campanha “Setembro Amarelo” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, dedicada a alertar a população sobre um problema mundial e grave: o suicídio.
Atualmente, esta é uma das principais causas de morte em todo o mundo, conforme estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), ultrapassando mais de um milhão de vidas perdidas todos os anos. Em 2019, uma em cada 100 mortes foi causada por suicídio, segundo o relatório “Suicide worldwide in 2019”, divulgado pela OMS. A maioria dos casos está relacionada a doenças como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.
Por isso, as ações no mundo todo voltadas ao cuidado com a saúde mental e às formas de identificar o problema são tão importantes. Pequenas mudanças de comportamento podem ser indícios de sintomas de um quadro mais grave, que pode evoluir para o suicídio. Nesses casos, o diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento são essenciais.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estipula no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde que todo plano de saúde conceda ao beneficiário, ao menos, 40 sessões com psicólogo no período de um ano, ou seja, quase 1 vez por semana.
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo!
Entre em contato com a Megaton Seguros e conheça as soluções em Plano de Saúde: contato@megatonseguros.com.br.
Caso queira saber mais sobre a campanha “Setembro Amarelo” ou mais informações sobre o tema, acesse a página oficial: https://www.setembroamarelo.com/
Importante destacar, ainda, que vários canais de ajuda estão à disposição de pessoas que estejam atravessando momentos difíceis. Procure a operadora do seu Plano de Saúde e veja se oferece algum tipo de programa de acolhimento. Também é possível procurar apoio nos seguintes locais:
- CVV (Centro de Valorização da vida), ligando para o número 188
- CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) das cidades em horários comerciais
- Psicólogos ou psiquiatras para consulta presencial ou remota