Sem categoria

Planos de Saúde Individuais e Familiares serão mais baratos no próximo reajuste

29/07/2021

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS divulgou recentemente o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares para o período de maio de 2021 a abril de 2022. Para este período, o reajuste aplicado pela operadora a partir da data de aniversário do contrato, ou seja, no mês de contratação do plano, deve seguir o índice máximo de -8,19%. 

O percentual negativo se deve a queda nas despesas assistenciais do setor no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19 que, devido às medidas de distanciamento, fizeram com que os pacientes evitassem qualquer tipo de atendimento que não fosse urgente. Para o contratante do plano de saúde, isso significa que as mensalidades serão mais baratas a partir do próximo aniversário do contrato. 

É importante destacar que as operadoras não são obrigadas a seguir o índice definido pela ANS, porém não podem aplicar um índice de reajuste maior do que aquele. Ou seja, o reajuste dos planos de saúde individuais e familiares poderá ter redução de 8% ou mais.

O reajuste é válido para os planos de saúde individuais ou familiares médico-hospitalares regulamentados (contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98). Atualmente, esse tipo de contratação responde por 17% do total de beneficiários em planos de assistência médica, ou seja, cerca de 8 milhões de usuários, de acordo com dados referentes a maio de 2021.

Os planos de saúde coletivos e empresariais não são regulados pela ANS, e o reajuste é definido diretamente pela operadora, em negociação com a empresa contratante.

Entre em contato com a Megaton Seguros e encontre o melhor plano de saúde para você e sua família: contato@megatonseguros.com.br.

Fonte: ANS 

Mais antigo:

«
Mais novo:

»