Ao contratar um seguro, especialmente um Seguro de Vida, algumas palavras e termos técnicos podem confundir. E é sempre importante entender as cláusulas e condições do seguro para conhecer os seus direitos.
O Seguro de Vida é uma proteção para o futuro. Seu objetivo é garantir recursos financeiros em casos de imprevistos na sua família. O Seguro de Vida pode ser acionado em casos de acidentes que causem invalidez total ou parcial, doenças graves ou falecimento, dependendo da cobertura contratada.
Veja abaixo o glossário que preparamos com os principais termos utilizados em um seguro de vida:
Beneficiário: pessoa física ou jurídica indicada na apólice para receber o benefício na ocorrência de sinistro coberto pelo seguro. A nomeação é de livre escolha do segurado e pode ser mais de um beneficiário.
Benefício: valor pago pela seguradora aos beneficiários ou ao segurado, dependendo do caso, na ocorrência de sinistro coberto pelo seguro.
Carência: período estabelecido nas condições gerais do seguro no qual o segurado ou o beneficiário não terá direito ao recebimento do benefício na ocorrência de sinistro coberto pelo seguro.
Declaração pessoal de saúde – DPS: conjunto de informações fornecidas pelo segurado para a seguradora sobre suas condições de saúde, seu histórico médico familiar e suas atividades.
Período de não contestação: período definido nas condições gerais do seguro, no qual a seguradora não pode alegar doença ou lesão preexistente para contestar o pagamento de benefício.
Período de suspensão: o segurado não tem direito às coberturas, mas pode restabelecê-las se reabilitar a apólice. O período de suspensão está previsto nas condições gerais do seguro.
Período de tolerância: período definido nas condições gerais do seguro durante o qual mesmo após o vencimento do prêmio não pago o segurado mantém direito às coberturas contratadas.
Período de vigência: tempo pelo qual a proteção contratada permanece válida, mediante o devido pagamento dos prêmios.
Provisão Matemática de Benefícios a Conceder (PMBaC): montante formado pelas seguradoras para garantir o pagamento dos benefícios na ocorrência de sinistro coberto pelo seguro.
Valor de cobertura: esse valor representa quanto o beneficiário ou segurado, dependendo do caso, irá receber de indenização em caso de morte ou invalidez
A contratação de um seguro de vida é realizada através da Corretora de Seguros, como uma forma de garantir a segurança financeira de seus dependentes em momentos inesperados. Na contratação, você escolhe as coberturas e indica os seus beneficiários – ou seja, quem receberá o valor do seguro, quando ou se este tiver de ser acionado.
Entre em contato com a Megaton Seguros e saiba mais: contato@megatonseguros.com.br.
Com informações da SUSEP.